domingo, 17 de junho de 2012

FOTOS - VW de Corridas - Levino Tagliari

Hoje recebi um e-mail do Sr. Sérgio Luiz Donadel, gaúcho que hoje mora em Barra do Garças em Mato Grosso, mencionando informações sobre um piloto de Erechim, Sr. Levino Tagliari, participante em competições nos anos 60. 

Transcrevo parte da postagem do blog do Sanco.

No referido blog, o sr. Sérgio também pedia informações sobre a prova "3 Horas de Erechim", disputada em 1968, durante as comemorações do aniversário da cidade.

"Fui buscar as informações com um expert no assunto e acabei me deparando com um fato muito interessante. O Paulo Trevisan, como vocês verão abaixo, ficou entusiasmado com o assunto, afinal conheceu Levino Tagliari e assistiu algumas de suas provas. Ele me passou duas imagens e o interessante é que o próprio Paulo aparece em uma delas, assistindo a prova nas ruas de Passo Fundo. Tagliari é assim, a resposta para o último Desafio, com o nosso querido Paulo também aparecendo naquela bela imagem do Fusca atravessando na saída da curva. A turma, para variar, estava bem afiada. O Borg acertou o piloto e o Larri identificou - sabe-se lá como - o Trevisan em meio ao público.

Vamos aos dizeres do Paulo.

Do piloto Levino Tagliari posso falar muito, pois acompanhei seu início nas arrancadas e assisti algumas provas dele e pelo menos duas em Passo Fundo. Era um magrão alto, sócio da revenda VW Ouro Preto de Erechim e muito matreiro nos anos 60 em matéria de arrancada com seu Fusca 1200 cc; e um dos pioneiros no uso de maior cilindrada. Foi o primeiro que assisti limpando com uma vassourinha os primeiros metros onde o Fusca iria queimar pneu na arrancada. A prova 3 Horas de Erechim, que eu também assisti, foi em 1968 e se dispõe de algumas fotos das provas mas nenhuma do Levino naquela prova, quando ficou em 7º lugar com o Fusca nº6. Tive o privilégio de fazer um pega de estrada com ele no inicio de 1974 desde a saída de Erechim até perto de Passo Fundo, eu com meu Chevette branco novo e rebaixado e ele com um Karman Ghia vermelho. Era um sujeito muito gentil com nós mais jovens, mas não abria o jogo. Eu participei em 1969/70 de km de arrancada em Erechim com meu Fusca 1967 com kit 1500 mas nunca levei nada, porque era uma guerra regional. Por anos ele foi apenas piloto de arrancada e participou como estreante pela primeira vez aqui em Passo Fundo em 04/12/66 na categoria 1200 correndo com nº101. Já em 29/09/68 participou nos 300 Km de Passo Fundo com o nº6 e da qual vão duas fotos. Na que ele aparece torto com o Fusca observe um magrinho atrás da corda de blusa branca QUE SOU EU!

Um abraço,
Paulo Trevisan"




2 comentários:

  1. Cleiton, muito obrigado pela referência em colocar em seu blog a participação do piloto de Erechim. Na época tinha 10 anos e lembro bem desta prova, pois tinhamos uma oficina de chapeação, pintura e macânica na esquina da revenda Ouro Preto e meu pai era amigo do Levino, incluse nesta prova demos suporte para um piloto de PF que correu de DKW (não lembro quem)que era conhecido nosso. Bons tempos!!!!
    Obrigado Cleiton, sucesso com o blog.
    Sérgio Luiz

    ResponderExcluir
  2. Em uma das minhas idas a Erechim, conheci o Sr. Levino. Ele contou algumas historias sobre as corridas e mostrou alguns carros que tem, entre eles um Simca 1959, com nº de chassi bem baixo, um dos primeiros.

    ResponderExcluir